terça-feira, 13 de julho de 2010

PROJETO BIOGRAFIA

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Angelina dos Anjos
PROJETO BIOGRAFIAS
Projeto desenvolvido para conclusão do Programa
Gestar II formação continuada para professores do
Ensino Fundamental.
APRESENTAÇÃO
O Projeto Biografias aqui apresentado é uma atividade pedagógica que visa o desenvolvimento da competência leitora dos alunos a partir da leitura, análise e escrita do gênero narrativo biografia. A biografia é uma narrativa sobre a vida de alguém. O destaque pode ser em torno da vida profissional, pessoal, religiosa, cultural ou política. Enfim, uma biografia pode abordar aspectos que tornaram determinada pessoa singular. Trabalhar com este gênero literário com crianças e jovens possibilita que eles ampliem o contato com os livros e fortaleçam o hábito da leitura. Por outro lado, a leitura de biografias colabora para que os alunos possam conhecer realidades históricas, culturais e sociais de determinada época e lugar, de forma significativa e contextualizada.
TEMA: Biografias na sala de aula
PROBLEMÁTICA
O relato biográfico contém uma variedade de temas muito grande, já que aborda momentos diversos e relevantes da vida de uma pessoa. Por exemplo, o texto pode conter a descrição dos hábitos e costumes da família do biografado e de sua comunidade mais próxima, pode retratar em detalhes como era a região em que ele nasceu ou em que ele cresceu, pode apresentar informações sobre a cultura (artes plásticas, literatura, música, teatro) da época, além de relatar os fatos históricos que influenciaram (ou mesmo determinaram) a infância e a escolha profissional do protagonista da biografia.
Se a personalidade retratada viajou por diferentes lugares, a cultura e a realidade destes outros locais também podem ser identificadas na narrativa.
Conhecer biografias diversas permite que os alunos ampliem seus horizontes e conheçam outras formas de se viver, diferentes da sua. Hábitos e costumes de outras épocas e locais mostram que existem múltiplas maneiras possíveis e legítimas de ser e de agir no mundo. Isso favorece tanto a tomada de consciência das características da própria sociedade em que se vive, quanto a constituição de um sentimento de tolerância e valorização da diferença.
Nessa perspectiva, as biografias de personalidades brasileiras são especialmente importantes, já que o Brasil é um país formado por tantas culturas e crenças. Além disso, as biografias são um veículo para se conhecer melhor a nossa própria história. É importante resgatar e valorizar a memória de homens e mulheres que, em diferentes períodos lutaram para construir um Brasil com menos desigualdade e mais justiça. Com essa perspectiva, crianças e jovens têm a possibilidade de conhecer a própria cultura e valorizá-la – o que é o ponto de partida para a construção de uma identidade cidadã.
O projeto gerado a partir de uma biografia pode ser um trabalho específico de uma determinada matéria do currículo ou um projeto interdisciplinar.
JUSTIFICATIVA
O projeto Biografias é uma situação em que a linguagem oral, linguagem escrita, leitura e produção de textos se inter-relacionam de forma contextualizada, são lingüisticamente significativos em que faz sentido ler para escrever, escrever para ler, ler para decorar, escrever para não esquecer, ler em voz alta em tom adequado. Com o propósito de ampliar o repertório de leitura agregada ao gênero textual biografia, pretende-se fomentar nos educando a iniciativa e o prazer pela mesma, para ampliar seus horizontes, trocar experiências, exercitar sua vivência e crescer como ser.
A confecção de um livro como produto final significa um destino real e interessante para o trabalho que os alunos vão executar o que contribui para que se esforcem e de dediquem em todas as etapas, e para que vejam sentido em todas as revisões necessárias antes do lançamento da publicação.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Além do projeto ser ligado a uma ou mais áreas do conhecimento – que pode ser planejado com o auxilio de um mapa de idéias – a biografia pode ser usada em sala de aula como uma atividade planejada para as aulas de língua portuguesa, tratando especificamente do gênero narrativo da qual faz parte.
Não se formam leitores sem que os alunos tenham contato íntimo com os textos. Por isso, é preciso colocar crianças e jovens em contato com diferentes modalidades textuais e estimular também a escrita de textos diferenciados, claros e criativos.
Como os textos estão em toda a parte no nosso universo cultural, a biografia é um gênero que desperta curiosidade nos alunos e permite diversas conexões: pode auxiliar as crianças e os jovens a refletirem sobre sua própria história de vida, ao estabelecerem contato com a história de uma determinada personalidade
Para que o projeto seja bem sucedido, é necessário que os alunos conheçam bem a biografia da personalidade selecionada como modelo pelo professor. Somente depois disso, o professor iniciará com seu grupo a preparação das biografias.
As atividades aqui sugeridas têm como foco a leitura e a escrita. No entanto, dependo do tipo de aluno, outros recursos podem ser para melhor entendimento da proposta. Desdobramentos da história por meio da reprodução de cenas através das artes ou uso do teatro para reproduzir trechos significativos da narrativa podem funcionar como outras opções de atividades complementares. O importante é fazer algo que responda ao perfil dos alunos.
OBJETIVO GERAL
O objetivo deste projeto é criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografias, e oferecer subsídios para o desenvolvimento da competência leitora através do gênero narrativo biografia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Reconhecer a importância do gênero textual para a nossa vida.
2. Identificar a linguagem aplicada neste gênero textual.
3. Valorizar a história de vida de cada um com ênfase nas pessoas idosas.
4. Realizar entrevista com os Soldados da Borracha.
5. Confeccionar um livro com as biografias dos Soldados da Borracha.
6. Aprender características específicas das biografias: linguagem mais usual, expressões usadas, apresentação da estrutura do texto.
7. Com a ajuda do professor, aprender alguns procedimentos de revisão (como reler cada parte e verificar a articulação com o que já foi escrito e planejando e o que falta escrever; fazer rascunhos etc).
8. Escrever coletivamente uma biografia.
9. Revisar o próprio texto, e inserir palavras e expressões destacadas de outros textos em atividades de análise de texto no contexto adequado.
10. Valorizar o trabalho em grupo.
METODOLOGIA
O principal objetivo do trabalho é a capacidade criadora e a apropriação da linguagem escrita. É importante que elas conheçam o modelo. Por isso, apresente várias biografias para que os alunos se familiarizem como o tipo de texto e, sempre que possível, deixe os livros ao alcance das crianças, para serem manuseados e lidos.
Será elaborado um roteiro de pesquisa contemplando todos os assuntos que gostariam de escrever nas biografias.
Com o roteiro pronto, e antes de escrever a biografia, os alunos deverão escrever coletivamente uma biografia, a fim de experimentar a produção do tipo de texto que acabaram de conhecer. Pode ser a biografia do diretor da escola, a de outro professor, ou a de um servente, mas deixe que a classe escolha quem será o biografado.
Só então parte para a entrevista e escrita da biografia
Com o fim da tarefa, a etapa seguinte é uma revisão do texto a partir da pergunta: "o que precisamos fazer para que esta biografia fique mais bonita e mais gostosa de ler?" Essa atividade é o que chamamos de "análise-de-texto-bem-escrito". As crianças costumam responder com a precisão de um escritor, são rápidas e fulminantes, pois sabem o que faz diferença, percebem que a linguagem escrita não é igual à falada, e precisam apenas da oportunidade de pensar e dizer.
Feito isso, comece a temporada de intensa produção de texto, revisão e ajustes. É importante que todos os textos sejam de autoria das crianças. Lembre-se de que um dos imperativos da sala de aula é a diversidade. A heterogeneidade faz parte da vida escolar, e cabe ao educador respeitar e planejar boas situações de aprendizagem para todos.
Na edição do livro a ilustração das biografias, também deve ser feita pelos próprios alunos. O foco da reflexão de cada criança é a produção de um texto de sua autoria. A capa pode ser uma criação coletiva realizada com a ajuda do professor de artes. Livro digitado, impresso, encadernado é só marcar o dia do lançamento, pois a celebração dessa conquista pode ser uma tarde de autógrafos com a presença dos pais.
CRONOGRAMA
Julho de 2010.
EQUIPE DE TRABALHO
Este projeto está direcionado aos alunos da 8ª A e 8ª C da escola E.E.F.M. Angelina Dos Anjos.
Professores responsáveis:
Nivaudo Alves dos Santos
Terezinha Ana da Silva
Coordenação/Tutoria Gestar II Gildo Marques
RECURSOS:
- Blocos para anotações; - Papel Sulfite; - Canetas, lápis, borrachas -cópias;- Computadores com acesso a internet; - Impressoras; - Tinta preta e colorida; - Maquina fotográfica com câmera de filmagem.
AVALIAÇÃO
Ao longo do desenvolvimento do projeto é possível avaliar:
- A pertinência dos textos produzidos pelos alunos em relação à sua função social, à sua forma e aos seus aspectos lingüísticos;
- Qualidade e propriedade dos comentários dos alunos s nas rodas de revisão de texto;
- Ocorrência de marcas de revisão nos textos dos alunos, convencionadas em grupo;
- Uso de determinados comportamentos para ditar um texto ao professor (falar pausadamente, repetir alguns trechos, solicitar nova leitura, depois da mudança realizada etc.)
- Uso de comportamentos escritores: definir o gênero, planejar/decidir que aspectos serão tratados no texto, considerar o destinatário ausente...
- Uso de marcas textuais no discurso oral.
REFERÊNCIAS
– BURKE, Peter. A anatomia da biografia. Caderno “Mais!”, Folha de
S.Paulo, 2 de fevereiro de 2003.
– HISGAIL, Fani (org.). Biografia: sintoma da cultura. SP: Hacker Editores: Cespuc, 1997.
– VILAS BOAS, Sergio. Biografias & Biógrafos: Jornalismo sobre
personagens. SP: Ed. Summus, 2002.

Um comentário: