O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio no Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
Ele foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886, e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
No Brasil a primeira celebração do 1º de maio de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo a data como feriado nacional. Desde então, comícios, pequenas passeatas, festas comemorativas, piqueniques, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país.
domingo, 2 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário