sábado, 1 de maio de 2010

DIA DO TRABALHADOR - REFLEXÃO

1- A importância do trabalho na sociedade
Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.
O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.
O trabalho é o elemento fundante da própria sociabilidade, se não há um processo de transformação da natureza, não há sobrevivência. Nós necessitamos do que ela nos oferece. Só que o que a natureza oferece não pode ser consumidos todos eles imediatamente. Nós temos que atuar na transformação da natureza, por isso temos que estabelecer relações de cooperação no e para o trabalho. Sem dúvida nenhuma, por mais que tenha crescido o setor terciário, o setor de serviços, a atividade produtiva ligada à transformação da natureza continua sendo o elemento fundante dessa sociabilidade. As relações de trabalho é o elemento básico e fundamental e determinante no processo da humanização.
2- A importancia do dia do trabalhador
Primeiro é importante diferenciar que não é o Dia do Trabalho, é o Dia dos Trabalhadores. Isso não é só uma questão formal. O que é de fato o 1º de maio é o Dia do Trabalhador, mas especificamente diz respeito a classe operária. É importante ter esse dia de comemoração porque ele ficou marcado como bojo de um processo de luta dos assalariados e dos trabalhadores, em geral, pela redução de jornada de trabalho, melhores condições de trabalho e condições de vida.
3- Contexto histórico que vivenciamos nesse século em relação ao trabalho
Passamos por processos de alterações significativas no sistema de organização produtiva, no sistema de circulação da mercadoria no campo do setor terciário, que são inovações que têm repercussões no mundo dos trabalhadores. Um desafio que está premente é a redução da jornada de trabalho. Quando se fala, por exemplo, um aprofundamento dessa crise, a ameaça do crescimento do desemprego, as alternativas que se buscam não são alternativas que beneficiam ou que minimizam a situação dos assalariados, do trabalhador.
A qualificação profissional tem uma importância grande porque as alterações técnicas-científicas são aceleradas. Então, tem que ter no mercado uma mão-de-obra preparada para atender essas necessidades do sistema produtivo. No meu entendimento, uma coisa está vinculada a outra. Com a redução da jornada de trabalho, o próprio trabalhador que está empregado vai ter condições de se especializar, de fazer cursos de requalificação, de buscar outro tipo de conhecimentos e vai ter mais lazer.
4- A importância da greve e mobilização
Uma greve é decretada quando todas as possibilidades de negociação se esgotam e não há mais possibilidades. Então, a greve é um elemento que interfere naquelas relações de negociações. Ela tem se mostrado um instrumento de luta muito importante. Quando há intransigência patronal em reajustar o salário, em elevar o salário e melhorar as condições de trabalho e, conseqüentemente, de vida, a greve é um instrumento necessário e fundamental. Se não tivesse ocorrido, historicamente, a mobilização e a luta da classe operária, nós não teríamos esse mundo que temos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário