segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RELATO DA PRÁTICA:

Relato da Atividade 1 Avançando na Prática
Atividade Escolhida: Aula 1 “ Gêneros Textuais – Biografia”
Objetivo: Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico.
Instituição: Escola E.E.F.M. Angelina Dos Anjos
Turma: 8º E
Duração: 03h
Relato da Atividade: Inicialmente foi proposto aos alunos que lessem o poema “Não deixe o amor passar” de Carlos Drummond de Andrade, em seguida a Biografia do autor, na intenção de que se fizesse uma análise coletiva e geral dos dois textos. O objetivo desse primeiro momento foi fazer com que os próprios alunos observassem as diferenças entre os dois textos. Foi comunicado aos alunos que esta atividade valeria nota e que deveria ser feita com bastante capricho e atenção aos detalhes, e que as produções dos mesmos seriam apresentadas na próxima oficina do Gestar II.
Dando continuidade, no segundo momento foi apresentado aos alunos as características de uma Biografia enfatizando as claras informações que estes tipo de texto apresenta e que constituem um texto biográfico.
No terceiro momento foi proposto parar que os alunos escrevessem as suas próprias biografias, tendo como modelo a biografia estudada. De início houve uma certa resistência por parte dos alunos quanto à produção desse tipo de texto, pois, os mesmos estavam encontrando dificuldades. Finalmente todos se empenharam bastante na produção do texto.
Relato da Atividade 2
Atividade Escolhida: Aula 4 “Tipos de texto - Narração”
Objetivo: Identificar, Caracterizar e produzir texto narrativo.
Instituição: Escola E.E.F.M. Angelina Dos Anjos
Turma: 8º E, 9º C e D
Duração: 02h
Relato da Atividade: No primeiro momento os alunos foram orientados a irem até a biblioteca e escolherem livros de história para que fizessem leituras das mesmas.
Em seguida foi proposto que caracterizassem texto narrativo, observando cada elemento da narração.
Na segunda aula foi proposto aos alunos que produzissem textos narrativos.
Os alunos disseram que se sentiram mais autônomos ao criarem seus textos com a liberdade que se permite criar quando se faz a intertextualidade de textos. Eles puderam construir seus textos a partir de escolhas lingüísticas que se conectavam ao seu cotidiano, a sua vida, experiências, intenções. A seguir vejamos algumas produções.

Relato da Atividade 3 Avançando na Prática

Atividade Escolhida: Aula 4 “Letramento e Diversidade cultural”
Objetivo: - Relacionar o letramento com as práticas da cultura local;
- Compreender como algumas manifestações populares definem a nossa identidade por meio da oralidade;
- Produzir novos conhecimentos gerando um aprendizado significativo.
Instituição: Escola E.E.F.M. Angelina Dos Anjos
Turma: 8º E, 9º C e D
Duração: 02h
Relato da Atividade: - Trabalhar o texto festa junina;
- Escolher uma festa tradicional local para ser trabalhada em sala de aula;
- Discutir em sala de aula sobre a festa escolhida;
- Produzir textos informativos sobre as festas escolhidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário