PÓLO II: Costa Marques/RO
FORMADOR: GILDO MARQUES
ÁREA: Língua Portuguesa
DIA: .2009
5º ENCONTRO
(Vespertino)
APRESENTAÇÃO
Quinta Oficina do GESTAR II acerca do TP 4 – Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita
Nessa oficina da TP4 - Leitura e Processo de Escrita, foram trabalhadas as Unidades 15 e 16, tendo como eixo o processo da leitura, o significado do texto, os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de texto.
Foram socializadas as atividades desenvolvidas pelos cursistas junto aos seus alunos.
Foi discutida a questão dos conhecimentos prévios e sua interferência na produção de significado do texto.
As unidades 14 e 15 tinham como objetivo:
1- reconhecer texto e leitor como criadores de significados;
2- relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
3- conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.
4- conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
5- utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
6- utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
No primeiro momento, foi realizada uma leitura compartilhada do TP4 – PÁGINA 147 “POR QUE MEU ALUNO NÃO LÊ?” para discussão.
.
Nesta unidade foram tratadas questões referentes às abordagens de leitura objetiva, inferencial e avaliativa. Após exposição dialogada acerca das abordagens foi realizada Oficina de criação de enunciados nas três abordagens de leitura, a partir de quatro textos em diversos gêneros. (Anexo)
O terceiro momento foi de socialização dos enunciados construídos. Foi um momento de grande debate acerca das questões colocadas pelos grupos.
O quarto momento foi para socializarmos as atividades do “Para Casa” e do Portfólio e memorial dos professores. Os relatos dos professores já evidenciam mudança na postura do aluno que se apresenta mais motivado para produzir seus textos.
AVALIAÇÃO
Os cursistas estão empolgados com as atividades que estão realizando na sala de aula e o nível das produções dos alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário