terça-feira, 17 de novembro de 2009

RELATO DA OFICINA 8 TP 5 UNIDADES 18 e 19

RELATO DA OFICINA 8 TP 5 UNIDADES 18 e 19
COSTA MARQUES – RO.
FORMADOR: GILDO MARQUES DOS SANTOS
COORDENADORA: MARIA SUELY C. TAVARES DOS SANTOS
ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA
DIA: 13 DE NOVEMBRO DE 2009

8º ENCONTRO
(Vespertino)

APRESENTAÇÃO
Oitava Oficina do GESTAR II acerca do TP 5 – Coerência e Coesão

No dia 12 de novembro do ano em curso, realizou-se a Oficina 8 TP 5 unidades 18 e 19 com o tema: Coerência e Coesão, como sempre pedindo proteção ao nosso Senhor Salvador por mais um dia de trabalho edificante, logo em seguida, foi apresentado o vídeo “John Lennon “Imagine [LIVE]” , todos curtiram a música e relataram que era uma relíquia ter um vídeo com John Lennon e sua esposa juntos. De início foi feito alguns comentários a respeito da unidade anterior uma vez que a mesma trata de estilo no texto “Estilística” e que as unidades em estudo “Coerência e Coesão” temas que se relacionam e que ambas caminhavam juntas. Apresentados os slides da unidade 18, os quais desenvolveram atividades das AAA5 versão do aluno localizadas nas páginas 42 e 49 com o intuito de caracterizar a coerência em textos não verbais, procurando pistas (detalhes gráficos) nas imagens que auxiliassem na construção da seqüência da história como também uma reconstrução de um texto repleto de lacunas “AAA5 pág. 49”, viram o vídeo “Ler devia devia ser proibido”.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Foi exposto um resumo detalhado da unidade 19 com o tema “Coesão textual” divididas em seções, a turma foi dividida de acordo com as seções em estudo:
Grupo 1 – seção 1;
Grupo 2 – seção 2;
Grupo 3 – seção 3;
Grupo 4 – Ampliando nossas referências.
Os grupos tiveram que expor uma apresentação explicativa com cartazes ou data show referentes à seção escolhida; confesso que foi uma das oficinas mais proveitosas e divertida conferida pelos relatos e empolgação dos presentes.
A oficina foi Finalizada com a avaliação e o pensamento “O tempo que usar trabalhando com paixão e intensidade aproximara você do seu objetivo”.

RELATO DA OFICINA 7 TP 5 UNIDADE 17

RELATO DA OFICINA 7 TP 5 UNIDADE 17
COSTA MARQUES – RO.
FORMADOR: GILDO MARQUES
COORDENADORA: MARIA SUELY C. TAVARES DOS SANTOS
ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA
DIA: 03 DE NOVEMBRO DE 2009

7º ENCONTRO
(Vespertino)

APRESENTAÇÃO
Sétima Oficina do GESTAR II acerca do TP 5 – Estilística
No dia 29 de outubro do ano em curso, realizou-se a Oficina 7 TP 5 unidade 17 com o tema: Estilística, iniciado as atividades pedindo proteção e agradecendo ao nosso Senhor Salvador por mais um dia de trabalho edificante, foi apresentado o vídeo “Se eu pudesse” de Mahatma Gandhi, uma reflexão para a vida almejando a PAZ UINIVERSAL. Em seguida foi Exposto a TP5 e as divisões das unidades, que seriam desenvolvidas de modo diferente das demais uma vez que o Caderno de Teoria e Prática em estudo dividia - se em: Unidade 17 - Estilística, Unidade 18 - Coerência, Unidade 19 - Coesão e Unidade 20 - Relação lógicas no texto. Foi também esclarecido que primeiramente iría ser trabalha a unidade 17, pois se trata de um tema diferente das demais unidades, deixando as unidades 18 e 19 para a próxima oficina, pois se trata de temas que relacionam – se “Coerência e Coesão” e por fim os das “Relações lógicas no texto” da unidade 20.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

No primeiro momento foi apresentado os slides da unidade 17 e os objetivos:
 Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
 Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;
 Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
Através de exposição de slides foi explicado que a estilística refere-se à expressão estética da palavra. Trata dos modos de exprimir o pensamento mediante a linguagem e que sua finalidade, segundo algumas correntes teóricas, é aumentar o rendimento informativo, mostramos que a gramática estuda os elementos da língua, enquanto a estilística estuda a linguagem que se cria com esses elementos. Foram propostas atividades variadas como “a narração de um gol” onde cada grupo narrou um mesmo gol usando dialetos diferentes mostrando assim a carga de expressividade de cada individuo naquele ato de fala específico e que a língua apresenta variações, conforme os grupos que a usem. Cada uma das variantes da língua usada por um grupo apresenta regularidades, recursos normais para aquele grupo, que constituem o dialeto.
Em outro momento, foi feita a apresentação do Avançando na Prática, os professores expuseram seus trabalhos de maneira brilhante e satisfatória.
Seguindo os trabalhos, os cursistas foram orientados a escolherem um texto publicitário que mescle linguagem verbal e não verbal para analisar com seus alunos, “Págs. 93 e 94”, e que mostre que a profundidade da coerência desse texto depende muito do que “vemos” nele. Proponha também criar, juntamente com seus alunos, uma história a partir de um tema ou de um título criado,”páginas 161 e 162”.
A oficina foi encerrada com a frase “O que de manhã parecia fora de alcance, pode ficar mais próximo à tarde se você continuar em frente”.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Relato da Atividade 5 Avançando na Prática

Atividade Escolhida: Aula 7: A construção da Coerência textual e Marcas de coesão/os elos coesivos.
Objetivo:
- Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
- Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais;
- Verificar como se constrói a coerência nos textos;
- Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.
Instituição: Escola E.E.F.M. Angelina Dos Anjos
Turma: 8º E e 9º D
Duração: 02h
Relato da Atividade: Nesta atividade da TP5, considerando os conteúdos trabalhados nas unidades (coerência textual e coesão textual) procuramos contemplar os conteúdos trabalhados nas referidas unidades em uma única atividade. inicialmente foi escolhido um texto publicitário com linguagem verbal e não verbal para ser analisado com os alunos. No primeiro momento foi apresentado o tema como provocador de discussões. Essa primeira discussão foi realizada em pequenos grupos, possibilitando a participação de todos os alunos na discussão. Posteriormente foi feito uma discussão em torno do texto com toda a sala. Para orientar essa discussão foi apresentado o seguinte roteiro: como a imagem se relaciona com o texto verbal; a importância do objetivo argumentativo do texto como um todo; como o texto verbal se dirige ao leitor: Em um outro momento foi proposto aos alunos a produção de um texto explorando os mecanismos de coerência e coesão