RELATO DA OFICINA 7 TP 5 UNIDADE 17
COSTA MARQUES – RO.
FORMADOR: GILDO MARQUES
COORDENADORA: MARIA SUELY C. TAVARES DOS SANTOS
ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA
DIA: 03 DE NOVEMBRO DE 2009
7º ENCONTRO
(Vespertino)
APRESENTAÇÃO
Sétima Oficina do GESTAR II acerca do TP 5 – Estilística
No dia 29 de outubro do ano em curso, realizou-se a Oficina 7 TP 5 unidade 17 com o tema: Estilística, iniciado as atividades pedindo proteção e agradecendo ao nosso Senhor Salvador por mais um dia de trabalho edificante, foi apresentado o vídeo “Se eu pudesse” de Mahatma Gandhi, uma reflexão para a vida almejando a PAZ UINIVERSAL. Em seguida foi Exposto a TP5 e as divisões das unidades, que seriam desenvolvidas de modo diferente das demais uma vez que o Caderno de Teoria e Prática em estudo dividia - se em: Unidade 17 - Estilística, Unidade 18 - Coerência, Unidade 19 - Coesão e Unidade 20 - Relação lógicas no texto. Foi também esclarecido que primeiramente iría ser trabalha a unidade 17, pois se trata de um tema diferente das demais unidades, deixando as unidades 18 e 19 para a próxima oficina, pois se trata de temas que relacionam – se “Coerência e Coesão” e por fim os das “Relações lógicas no texto” da unidade 20.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
No primeiro momento foi apresentado os slides da unidade 17 e os objetivos:
Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística;
Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;
Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
Através de exposição de slides foi explicado que a estilística refere-se à expressão estética da palavra. Trata dos modos de exprimir o pensamento mediante a linguagem e que sua finalidade, segundo algumas correntes teóricas, é aumentar o rendimento informativo, mostramos que a gramática estuda os elementos da língua, enquanto a estilística estuda a linguagem que se cria com esses elementos. Foram propostas atividades variadas como “a narração de um gol” onde cada grupo narrou um mesmo gol usando dialetos diferentes mostrando assim a carga de expressividade de cada individuo naquele ato de fala específico e que a língua apresenta variações, conforme os grupos que a usem. Cada uma das variantes da língua usada por um grupo apresenta regularidades, recursos normais para aquele grupo, que constituem o dialeto.
Em outro momento, foi feita a apresentação do Avançando na Prática, os professores expuseram seus trabalhos de maneira brilhante e satisfatória.
Seguindo os trabalhos, os cursistas foram orientados a escolherem um texto publicitário que mescle linguagem verbal e não verbal para analisar com seus alunos, “Págs. 93 e 94”, e que mostre que a profundidade da coerência desse texto depende muito do que “vemos” nele. Proponha também criar, juntamente com seus alunos, uma história a partir de um tema ou de um título criado,”páginas 161 e 162”.
A oficina foi encerrada com a frase “O que de manhã parecia fora de alcance, pode ficar mais próximo à tarde se você continuar em frente”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário